Curso Gratuito

Por que os disléxicos estão sempre cansados?

Dec 06, 2021

Os disléxicos nem sempre estão cansados. Eles simplesmente têm seus próprios ritmos e precisam ser respeitados.

Não consegue entender por que seu filho disléxico está sempre cansado? Em primeiro lugar, você deve observá-lo melhor. Olhando de outra perspectiva, você verá que ele nem sempre está cansado, apenas em alguns momentos específicos.

O ritmo da dislexia não é fácil de entender para quem não é disléxico. Mas, o segredo está todo aí: no entendimento. Porque somente através da consciência você pode fazer algo realmente útil para seu filho.

Vamos tentar entender o que está por trás da fadiga dos disléxicos e como ajudá-los.

Dislexia? Como uma montanha-russa

Os disléxicos têm fluxos de energia muito alternados e descontínuos: para eles, é como estar em uma montanha-russa. Eles podem subir em um segundo, estar no pico de suas energias e, em seguida, mergulhar, alcançando o fundo do reservatório de energia.

Talvez você tenha visto seu filho agitado, hiperativo, impossível de ficar quieto e logo depois ver ele com as baterias completamente descarregadas. Isso é o que acontece com ritmos alternados durante um dia típico de uma criança disléxica. 

O que pode ser feito? Em primeiro lugar, vamos ver o que NÃO fazer.

“Repreender um disléxico por ser muito animado ou desanimado não serve para nada, exceto para afetar sua auto-estima.”

Esses altos e baixos de energia são  normais para crianças com dislexia, e elas não podem ser acusadas de não serem capazes de seguir os ritmos impostos pela sociedade.

Porque os disléxicos "funcionam" assim?

Os disléxicos tendem a se cansar com frequência porque seu estilo de pensamento consome muito mais energia do que o pensamento verbal e direto.

Em suma, o que a mente dos disléxicos faz não é algo banal: eles pensam por imagens, têm fortes habilidades viso-espaciais, implementam constantemente o raciocínio criativo. 

“Como suas mentes trabalham tanto, geralmente só 30 minutos de estudo são suficientes para nocautear qualquer disléxico.”

Para piorar a situação existe o estilo de aprendizagem completamente errado imposto pela escola. Quando o disléxico tenta ler pelo método tradicional, fica confuso e, para compensar, tenta se concentrar o máximo que pode.

Esses automatismos ativados pelo disléxico não fazem nada, mas afetam fortemente o reservatório de energia. Portanto, se depois de ler um parágrafo o disléxico diz que está cansado, ele está realmente cansado! Ele não está procurando desculpas.

Reequilibre o fluxo de energia

Não é possível mudar radicalmente a natureza de uma pessoa. Mas, grandes passos podem ser dados simplesmente adotando o estilo de vida correto.

Primeiro, os pais devem entender qual é o ritmo de seu filho. Ele fica inquieto à noite, luta para dormir e parece um zumbi pela manhã? Quando ele volta da escola, ele está um trapo, mas depois de 2 horas de esporte ele está fresco como uma rosa? 

“Observe seu filho e entenda como seus ritmos naturais funcionam.”

Observe seus altos e baixos de energia e especifique a quais atividades eles estão relacionados. Depois de compreender seus ritmos naturais, tudo o que você precisa fazer é canalizar sua energia com uma rotina bem equilibrada.

Aqui estão 5 dicas para você: 

  1. Acostume ele a fazer um intervalo de 10 minutos a cada 60 minutos de estudo; 
  2. Adote uma alimentação balanceada e saudável, com alimentos nutritivos e com baixo teor de açúcares; 
  3. Faça com que ele pratique esportes: é bom para o corpo, para a mente e ajuda a manter a concentração elevada;
  4. Preste atenção nas horas de sono e na qualidade do descanso;
  5. Faça seu filho viver dias dinâmicos, com uma boa dose das atividades que ele adora, para que ele não fique frustrado na hora de dormir.

Além desses ótimos hábitos, você também deve pensar em resolver as dificuldades de seu filho pela raiz

Com um método de leitura e estudo para disléxicos, seu filho aprenderá a ler e compreender facilmente.

Facilitar as suas tarefas diárias significa poupar-lhe muita energia, que poderá ser utilizada de forma produtiva nas atividades de aprendizagem e também para ele se sentir mais calmo e feliz.

Se você não aceitar o ritmo da dislexia, o que acontece?

Se você acha que criar um novo estilo de vida é difícil, saiba que ignorar os ritmos da dislexia será ainda mais difícil.

“Você não pode normalizar o fluxo de energia dos disléxicos, você só pode utilizá-la de forma inteligente.”

Se você quer moldar seu filho à sua própria imagem, se você pensa que vai inculcá-lo com exatamente o seu estilo de vida, você está apenas o prejudicando.

Você sabe qual será o resultado? Pode acontecer que o seu filho se sinta inexplicavelmente cansado por toda a vida, fortemente desmotivado, improdutivo, não se sinta capaz de realizar nada que queira ou tenha que fazer. Em casos extremos, ele pode até sofrer de depressão severa.

“No fundo, não querendo ouvir os ritmos da dislexia, você arrisca tudo!”

Tenho certeza de que não é isso que você quer para seu filho. Então, pense em modelar seus dias com base em picos de alta e baixa energia. Além disso, encontre um profissional para resolver definitivamente as dificuldades de leitura e compreensão.

Se você deseja saber mais sobre o método DysWay e como resolver as dificuldades de seu filho, então agende agora a sua consultoria gratuita: clique aqui.

Cecília Cruz

DysWay World Founder