Curso Gratuito

O que realmente é a dislexia?

Dec 03, 2021

A definição de dislexia hoje em dia é dificuldade de leitura. Mas, na verdade, é um talento perceptivo, um dom, que por um método incorreto de leitura se torna uma dificuldade.

Infelizmente, você ainda não encontrará essa explicação para a dislexia em lugar nenhum, mas é a mais verdadeira e completa.

No entanto, autoridades como a Organização Mundial da Saúde descrevem a dislexia de maneira muito diferente, focando apenas nos "déficits" dessa condição.

É assim que falamos da dislexia, em geral: um transtorno específico de aprendizagem que consiste na dificuldade de ler um texto de forma correta e fluente. Se manifesta em pessoas com QI normal, que não relatam patologias neurológicas, distúrbios visuais ou anomalias de outra natureza.

Acredito que qualquer pessoa interessada em saber o que realmente é a dislexia não ficará satisfeita com a definição científica. De fato, há uma infinidade de facetas diferentes que fazem parte da dislexia, na verdade, todo disléxico é disléxico à sua maneira

O mais importante a se entender é que a dislexia - se as dificuldades de leitura e compreensão foram definitivamente resolvidas - não é obstáculo nem no aprendizado, nem na vida.

 Vamos entender passo a passo o porquê.

A dislexia no imaginário coletivo

No imaginário coletivo, a dislexia é percebida como uma espécie de deficiência. Os disléxicos enfrentam muitas dificuldades tanto na escola, quanto nas relações interpessoais.

São aqueles alunos que sempre ficam para trás, e/ou que usam ferramentas compensatórias na sala de aula porque não conseguem fazer as coisas como os outros, que precisam de mais tempo para fazer o dever de casa, que se isolam e lutam para socializar com seus colegas de turma, sem conseguir, e que são bloqueados pelo medo a cada teste e perguntas.

“A dislexia não é uma deficiência nem uma doença.”

 Tudo o que você leu ou ouviu sobre dislexia até agora pode ser resumido nas linhas que acabou de ler. 

Mas, é uma informação distorcida que destaca apenas os aspectos problemáticos da dislexia, sem se deter no extraordinário potencial que pertence aos disléxicos.

Como funciona a mente dos disléxicos?

Para algumas pessoas, é difícil de acreditar, mas ser disléxico não significa que você tenha limitações. Ser disléxico significa simplesmente ter um sistema mental que funciona de uma maneira muito particular. 

Deixe-me explicar.

Estudos do neurofisiologista americano Roger W. Sperry revelou que existem duas maneiras do cérebro funcionar. O hemisfério esquerdo do cérebro é especializado em análise, linguagem e sequenciamento. Enquanto o hemisfério direito se especializa em visão global, em pensamento por meio de imagens, em habilidades visuo-espaciais.

Para realizar as várias funções da vida diária, usamos os dois hemisférios cerebrais. No entanto, cada um de nós tem um hemisfério preferido, no sentido de que é mais usado do que outro. A maioria da população usa principalmente o lado esquerdo, enquanto uma minoria (bastante grande) prefere o hemisfério direito. 

Como reconhecer essas duas "categorias"? Provavelmente, aqueles que preferem o hemisfério esquerdo serão muito bons em pensamento racional, em sequenciamento e em organização. Quem preferir o hemisfério direito terá grande capacidade criativa, intuitiva e  imaginação para alternativas que outros ainda não conceberam.  

“Diferentes formas de pensar... Mesma capacidade de desenvolver talentos.”

 Aposto que enquanto você estava lendo se perguntou qual é o seu hemisfério favorito, e talvez você tenha se perguntado a mesma coisa sobre o seu filho. Assim, no caso dos disléxicos, têm-se o uso predominante do hemisfério direito, e é por isso que eles têm recursos internos extraordinários e grande potencial. Agora você entende o porquê de ser  profundamente errado pensar que a dislexia envolve apenas limitações e problemas?

A maneira maravilhosa como os disléxicos usam o próprio cérebro

Além da forte especialização do hemisfério direito do cérebro, existem muitas outras características que fazem parte da dislexia e dessa forma particular de pensar. 

A maioria das pessoas pensa em palavras, enquanto os disléxicos pensam em imagens. A conceituação verbal se expressa com uma velocidade entre 150 e 250 palavras por minuto, ou seja, a velocidade regular de formulação de palavras e frases na mente.

Já a conceituação não verbal, ou seja, de quem pensa por imagens, é centenas ou milhares de vezes mais rápida: até 4000 vezes mais rápida. Muitas vezes, o disléxico não percebe o quanto pensa rapidamente porque, para ele, pensar por imagens é a norma. Sua mente está tão "ocupada" produzindo imagens que o pensamento verbal se desenvolve menos do que a média.

“O pensamento dos disléxicos é muito rápido e muito articulado.”

 Aqui estão as principais características encontradas no pensamento não verbal de disléxicos:

  • É menos linear e sequencial e favorece a associação de ideias;
  • As imagens que surgem na mente dos disléxicos são como filmes tridimensionais, parecem reais, quase como se fossem a realidade;
  • Os disléxicos são capazes de recriar visões múltiplas e multissensoriais do que vêem; 
  • A dislexia envolve fortes habilidades cinestésicas, ou seja, os sentidos são altamente desenvolvidos.

Como você pode imaginar, as características da dislexia constituem uma riqueza de habilidades de grande valor, que todo disléxico deve aprender a conhecer, a valorizar e a utilizar.

Dificuldades da dislexia e como superá-las

Do outro lado da moeda estão as dificuldades que um disléxico enfrenta diariamente. 

Quando os disléxicos precisam ler um texto escrito, seu cérebro fica confuso e aciona um mecanismo de desorientação. Alguns disléxicos também têm dificuldades para escrever e fazer cálculos e, com tudo isso, o aprendizado se torna difícil e extremamente desafiador.

“O que você ainda não sabe é que essas dificuldades podem ser eliminadas.”

 Os mecanismos da dislexia podem ser corrigidos em pouco tempo, sem tratamentos exaustivos, respeitando e valorizando os talentos dos disléxicos. 

Eu que sou disléxica experimentei na pele que uma abordagem diferente de aprendizagem pode resolver definitivamente as dificuldades de compreensão de leitura, que geralmente acompanham os disléxicos em suas vidas.

Passei muitos anos estudando a dislexia, a minha e a de outras pessoas, e graças a essa experiência criei um método de leitura e estudo para nós, disléxicos. 

Os centros DysWay já ajudaram centenas de disléxicos em toda a Europa a resolver de uma vez por todas as dificuldades de leitura e compreensão, mas também as dificuldades emocionais geradas pela frustração de não conseguir.

Ler, estudar, viver uma vida plena e tranquila com dislexia é possível. É possível alcançar também grandes satisfações na vida pessoal, na escola e no trabalho. Basta ter o método correto para tomar posse de suas habilidades e assim eliminar as dificuldades de forma definitiva.

Cecília Cruz

DysWay World Founder